Bem vindo à PALM - Tecnologia em Alta Pressão


  Contato : +55 21 2518-2555 | 2220-7925

Palm Engenharia

  • Bombas Hidropneumáticas
  • Boosters/Compressores para gás Pal
  • Amplificadores de ar

Para pressões até 5.500 bar
bombas hidropneumáticas

As Bombas para Alta Pressão PALM são compactas, de baixo custo e são acionadas por ar comprimido ou gases nobres em pressões entre 1 e 10 bar. Existem inúmeras aplicações para as Bombas PALM em Engenharia Mecânica; Empresas de Petróleo e Gás; Indústrias Químicas e Farmacêuticas; Defesa; Mineração; Indústrias de Construção; Aviação e Aero Espacial. O conceito das Bombas PALM garante a você inúmeros benefícios entre os quais:

  • Regulagem da Pressão através de um regulador de ar simples ou de válvulas avcionadas pneumaticamente.
  • Acionamento Pneumatico; isto garante que as bombas operem com toda garantia em áreas classificadas (à prova de explosão).
  • As Bombas param automaticamente quando atingem a pressão máxima pré-selecionada.
  • Substituição de vazamentos através de um bombeamento adicional e automático de líquido pela Bomba.
  • Não há consumo de energia durante os períodos em que a pressão fica mantida.
  • Não há perda de calor durante a fase em que a pressão é mantida.
  • Facilidade de instalação e operação sem problemas das unidades. Somente conexões de ar comprimido bem como linhas de sucção e pressão são necessárias.
  • Operacionalmente confiáveis, fáceis de instalar, baixa manutenção e de operação silenciosa.

bombas hidropneumáticas

A PALM garante uma consulta competente, projetos de Engenharia de Aplicação e um fornecimento de Sistemas Completos para Otimizar e economicamente resolver suas necessidades de Testes e oferece a você uma linha extensiva de Serviços. As Bombas PALM estão disponíveis em 5 Séries: M, S, G, GX, DPD. Estes tamanhos variam de acordo com a necessidade de bombear fluidos diferentes, uma vasta variação de vazões e a pressão máxima de operação. A Palm fornece o modelo de Bomba ideal para cada aplicação.

bombas hidropneumáticas
VANTAGENS

As Bombas Hidropneumáticas PALM geram pressões hidráulicas economicamente. Compactas, de manutenção simples, fácil instalação e isentas de lubrificação. Para água, óleo ou fluídos
agressivos: skydrol, querosene, óleo de freio, HW 525, álcool, acetona, etc…. O acionamento
pneumático evita riscos de aquecimento, faísca, chama e choque característicos de equipamentos elétricos; isto as torna ideais para áreas de risco. Velocidade de ciclagem variável, possibilitando inúmeras vazões, com vantagens operacionais. Facilidade de aplicação usando controles automáticos. Capacidade de manter a pressão indefinidamente sem consumir energia. Uso contínuo (operações liga / desliga) sem efeitos adversos (Fadiga).

Oferecemos uma variedade de modelos para vazões, pressões e aplicações específicas.
Pressões até 5.500 kgf/cm² (80.000 psi).

FUNCIONAMENTO

bombas hidropneumáticasAs Bombas funcionam quando a pressão de saída for reduzida devido ao consumo do fluído a alta pressão (ou vazamento no corpo de prova / circuito para Líquidos acionadas a Ar Comprimido , ou nitrogênio / cilindros) trabalham pelo princípio de diferenças de áreas. Um pistão pneumático com grande área e baixa pressão é acoplado diretamente a um pistão com área menor no setor de compressão de fluído, gerando uma grande pressão de líquido. A diferença entre estasáreas é chamada de “Relação” e na prática este número é o fator de multiplicação que designa o modelo do equipamento desejado. Normalmente a Bomba transfere líquido completando o circuito de saída com uma velocidade de ciclagem rápida. A medida que a pressão aumenta, a velocidade de ciclagem se reduz gradativamente até que uma condição de equalização é atingida; isto é: a pressão de ar de acionamento multiplicada pela “Relação” da Bomba é igual a pressão de saída; ex: a bomba G-100 tem uma “relação” de multiplicação de 100:1, isto é: 1 kgf/cm² de ar (acionamento) gera pressão hidráulica de saída de 100 kgf/cm². Através do ajuste da pressão de ar de entrada (com o regulador de ar de acionamento 1-10 kgf/cm² / baixa pressão), controlamos a pressão hidráulica de saída (alta pressão). Este equilíbrio de Pressão poderá ser mantido indefinidamente sem nenhum consumo de energia, geração de calor ou desgaste de componentes. Quando a pressão da Bomba voltar a funcionar ela ciclará, ou atingirá uma nova condição de equilíbrio conforme a necessidade do circuito.
A pressão de saída hidráulica poderá ser controlada com a variação do regulador de pressão de ar de entrada (acionamento).

Para escolher a bomba correta é necessário definir: (1) Pressão de Saída; (2) A vazão é importante? Quanto? (3) Tipo de fluído; (4) Pressão pneumática existente na linha de ar; (5) Tipo de aplicação.

Boosters para gás da PALM, série de DLE, são apropriados para comprimir gás e ar comprimido de rede. Em uma temperatura de operação máxima de 100C, aplicações industriais, universidades e centros de pesquisa, podem utilizar gases inertes tais como o argônio, o helium, o oxigênio, o nitrogênio, etc, que podem ser comprimidos às pressões de operações requeridas.

Os compressores acionados a ar para gás (nenhuma energia elétrica requerida) estão disponíveis em relações diferentes da pressão e em várias configurações (um ou dois pistões de acionamento, simples ou dupla ação, um ou dois estágios).

Pressões de operação Pmax.: 1.500 bar
Vazões Qmax.: a 350 litros N /min

Para taxas de fluxo de pressões mais elevadas ou entrada muito baixa de gás ou ar comprimido, compressores diferentes podem ser conectados em série. Estas unidades podem ser fornecidas com um intercooler ou como sistemas prontos para uso. Em consequência da seção especialmente projetada de acionamento de ar, a contaminação do fluído (ar ou gás de rede) com o meio a ser comprimido (gás) não é possível. As válvulas de retenção dos boosters de gás são válvulas de esfera com mola e garantem uma eficiente vedação. Quando for necessário utilizar oxigênio, fornecemos o Booster com um tratamento especial adequado.

Todas as partes molhadas são feitas de materiais especiais ou aço inox (1.4305) As vedações dinâmicas são feitas de materiais resistentes PTFE (Teflon) ou de acordo com o fluído. Todos os Boosters podem ser fornecidos em Estações completas, prontas para uso com todos os acessórios necessários.

VANTAGENS

Ideais para pressurizar Oxigênio, Hidrogênio e Gases Inertes.
Acionados a ar comprimido, isentos de óleo e à prova de explosão.
Ideais para testes de vazamento, compressão, aproveitamento de gases e carga de acumuladores.
Fácil operação. Livres de contaminação.
Vedações especiais para longa duração.
Diversos modelos para pressões, vazões e aplicações.
Unidades de transferência com funcionamento automático.
Pressões até 1.000 Kgf/cm² (14.500 psi) para a maioria dos gases.
Pressões até 345 Kgf/cm² (5.000 psi ) para oxigênio com vedações especiais.

APLICAÇÕES

Aproveitamento total de gases em cilindros (Efeito cascata);
Multiplicação da pressão em linhas de Ar Comprimido;
Alimentação de Gases (cargas) para cilindros de alta pressão;
Compressão de gás natural para combustível alternativo em veículos GNV;
Carga de extintores (gases liquefeitos);
Carga de acumuladores hidráulicos;

Estações de Transferência e Pressurização de Gás

São recomendados uma série de acessórios para operarem os Boosters com segurança, facilidade e eficiência. A Estação “Padrão” é equipada com:
Filtro de entrada de gás, manômetro de pressão de entrada, Refil (fitro, regulador de pressão e manômetro de ar), válvula esfera (liga/desliga), manômetro de saída, válvula de agulha de alívio, válvula de segurança, conexões e tubos de alta pressão em aço inox, conexão e tubos de baixa pressão em aço galvanizado, estrutura montada em skid com painel para facilidade de operação, pronta para uso.
Podemos fornecer a Estação de Gás com funcionamento totalmente AUTOMATIZADO.

Para escolher o Booster correto é necessário definir: (1) Pressão de Saída; (2) Pressão de Suprimento (entrada) (3) A vazão é importante? Quanto? (4) A vazão é importante? Quanto?; (5) Pressão pneumática existente na linha de ar. (6) Tipo de aplicação.

amplificador de arOs Amplificadores de Ar PALM da série PLV são ideais para a pressurização de Ar Comprimido. Graças ao seu projeto de acionamento, a pressão do sistema de ar comprimido existente na rede pode ser multiplicada por 2:1 ou 4:1. O próprio ar comprimido existente na rede é a única forma de energia necessária ao seu funcionamento.

  • Pressão máxima de Operação: até 40 bar
  • Vazão Máxima: até 3.500 N litros por minuto

Os benefícios deste conceito de Equipamento incluem:

  • Não existe consumo de energia pelo Amplificador de Ar após a pressão máxima ser atingida
  • Facilidade de Instalação e Operação
  • Não é necessário nenhum sistema adicional de resfriamento
  • Não é necessário utilizar eletricidade, o que tornam os Amplificadores de Ar ideais para uso em áreas à prova de explosão (classificadas).
  • Controle da pressão de saída através do controle da entrada de ar comprimido.
OBSERVAÇÃO: Em caso de necessidade de Pressões ou Vazões maiores, podemos utilizar a linha de BOOSTERS para GÁS que atigem valores bem superiores.

VANTAGENS

  • Aumentam a pressão do ar comprimido da linha ou suprimento
  • Aumentam a eficiência de ferramentas e de máquinas pneumáticas.
  • Compactos, ideais para oficinas e locais de pouco espaço.
  • Fácil operação.
  • Não necessitam energia elétrica ou lubrificação.
  • A prova de explosão. Ideais para áreas de risco
  • Pressões até 300 kgf/cm² (4.500 psi).

FUNCIONAMENTO

Os Amplificadores de Ar são utilizados para aumentar a pressão de ar da linha ou do cilindro, quando a disponível
for insuficiente. Ideais para aplicações de alta pressão e baixa vazão em linhas de fábricas, operação de ferramentas e máquinas pneumáticas para pressões de até 300 kgf/cm² (4.500 psi). Utilizam a mesma linha de ar para acionar e amplificar. Não necessitam de dispositivos de controles externos, mesmo assim param amplificador com reservatórioautomaticamente quando a pressão desejada é atingida e voltam a funcionar quando a pressão cair, em torno de 1%. Podem ser fabricados com uma variedade de acessórios como: filtros, reguladores de pressão, válvulas, etc, para melhorar seu funcionamento e atender as necessidades de sua empresa.

Estações de Amplificadores de Ar

Os Amplificadores de Ar podem ser fornecidos em Estações completas, prontas para uso, com reservatórios de ar (diversos volumes) e acessórios, em vários modelos para satisfazer suas necessidades.

VANTAGENS

  • Pressões de pulsação menores do que de instalações sem o reservatório.
  • Fácil instalação.
  • Possuem uma reserva de volume no reservatório de ar para uso durante o horário de “pico” (alto consumo).
  • A pressão de ar de operação pode ser regulada através de um regulador montado na estação.
  • A pressão de alívio do sistema pode ser ajustada. A vazão máxima de ar pode ser controlada.

Para escolher o Amplificador de Ar correto é necessário definir:(1) Pressão de Saída; (2) Pressão de Suprimento (entrada) (3) A vazão é importante? Quanto? (4) Pressão pneumática existente na linha de ar. (5) Tipo de aplicação.



Soluções em Offshore

A PALM projeta, manufatura e distribui componentes e sistemas de pressurização para controle de líquidos e gás. Em cooperação com nossos clientes da indústria do petróleo & gás nós desenvolvemos uma ampla gama de modelos standard e sistemas feitos sob encomenda.

Durante o projeto nós colocamos particular importância sobre a operação e manutenção fáceis. Segurança para operadores e o ambiente são para nós um desafio.

A PALM oferece uma gama completa de equipamentos e é seu o parceiro competente para resolver tarefas nas aplicações e nas técnicas de teste de alta pressão da pressão:

• Testes de pressão e de escape com líquidos até 5.500 bar (80.000 psi).
• Testes da pressão e de vazamento com ar comprimido ou gás até 1.500 bar (22.000 psi)
• Testes de destrutivo e de impulso
• Unidades de controle de BOP e wellhead
• Unidades de flushing Estações de Boosters
• Unidades Hidráulicas Sistemas de Injeção Química
• Gama completa de acessórios

Saiba mais em nossos catálogos.

CATÁLOGOS PALM